PANDAS, OU ERA UMA VEZ EM FRANKFURT

Inspirada na obra de Matéi Visniec, o experimento teatral online Página Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt foi concebido durante a quarentena e está em cartaz desde maio de 2020.

 

O texto original de Matei Visniec fala sobre a relação de um homem com a morte (simbolicamente expressada pela mulher). Este projeto começou neste contexto estranho onde o medo e a insegurança sobre o futuro se instauraram. Entendo esses dois sentimentos como pequenas mortes, principalmente sobre o falso controle do futuro.

 

Como contrapartida, o próprio autor sugere um ambiente cômico, que inclusive permeou toda a minha adaptação do texto e fica visível na estética dos cenários, figurino e sonoplastia (onde temos o prazer de utilizar um trecho do filme “O bandido da luz vermelha” de Rogerio Sganzerla de 1968, em que indica que terceiro mundo vai explodir!). 

Optamos por imagens nonsense, que quebrassem o código do realismo, que servissem como gatilho para um entendimento menos racional, e mesmo com atores atuando num fundo infinito para a câmera do notebook, não trouxessem uma atmosfera cinematográfica, mas sim, teatral. O que nos guiou para essa narrativa tanto dramatúrgica quanto estética, foi a teoria do multiverso, que explora realidades paralelas como uma opção de existência.

NICOLE CORDERY
NICOLE CORDERY

O online é uma realidade paralela. Ele já é uma forma de vida única, com símbolos próprios. Na experiência teatral online, exploramos esses símbolos através de stories, referências pop, mesclado com textos autorais sobre essa sensação latente de solidão dos tempos atuais. A arte tem um poder forte de subversão. Ao ocupar uma ferramenta de reunião on-line para fazer teatro, sinto que estamos pensando em novas possibilidades de resistência. Uma comédia para sorrir de si. O ponto de identificação é o vazio, e o vazio pode ser o espaço para o novo.

FICHA TÉCNICA 

Dramaturgia: Matei Visniec

Direção e Dramaturgismo: Bruno Kott

Elenco: Nicole Cordery e Mauro Schames

Assessoria de Imprensa: Ana Luiza Ponciano

NICOLE CORDERY
NICOLE CORDERY
NICOLE CORDERY